terça-feira, 22 de março de 2011

Rio - Dubladores



Por WALLACE CARVALHO
RIO DE JANEIRO - O esquema da coletiva de imprensa de “Rio” foi planejado nos mínimos detalhes. Tudo para que os jornalistas só pudessem falar com as estrelas envolvidas no projeto na hora programada. Por conta do cuidado excessivo da produção, Anne Hathaway acabou cometendo uma pequena gafe.
Sem notar a presença de Bebel Gilberto, a estrela de Hollywood abriu os trabalhos dizendo que era a única mulher presente no evento e que estava ali para representar a time feminino do longa. Logo depois, Anne se desculpou com a brasileira e afirmou ser fã de seu trabalho. “Sua música é a razão pela qual me apaixonei pelo Brasil pela primeira vez, te adoro”, disse. Bebel agradeceu o carinho e afirmou que também gosta muito do trabalho da morena. “Já posso morrer”, respondeu a estrela de “O Diabo Veste Prada”.
O diretor Carlos Saldanha reuniu uma constelação de estrelas para o lançamento mundial do seu mais novo longa de animação, realizado nesta terça-feira (22) em cinema na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de Anne e Bebel, estavam presentes Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Will.I.Am, Rodrigo Santoro, Jemaine Clemente, Taio Cruz, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes.
Tal qual os eventos Hollywoodianos, a coletiva foi cronometrada e nada saiu do roteiro pré estabelecido pelos produtores. Cássio Reis, rosto de um dos patrocinadores do projeto, foi o mestre de cerimônias do evento que durou, exatos, 33 minutos. Durante a entrevista, Anne falou sobre a experiência com a animação e sua impressão sobre a cidade. “Foram meses de trabalho nesse filme. Foi fantástico, entre gravar em uma sala escura até ver o filme pronto e ter a oportunidade de realmente conhecer o Rio, que eu nunca tinha visitado. Tem sido uma viagem maravilhosa", disse a apresentadora do último Oscar.
Jesse Eisenberg, que nunca havia feito um filme de animação, contou que achou a experiência incrível e que ficou muito satisfeito por atender as expectativas de Saldanha. “Sentia que era um projeto muito pessoal e importante para ele. Estar aqui tem um significado emocional muito forte", afirmou a astro de “A Rede Social". Jamie Foxx também fez sua estreia no gênero pelas mãos do brasileiro. O ator contou que teve aprender a contracenar atrás das câmeras. “Eu fazia várias caretas no início. Tudo ficou melhor depois que entendi que o público não ia poder ver minhas expressões faciais", confessou.
Aliás, o astro foi o responsável pela segunda bola fora do dia. Querendo ser engraçado, Foxx constrangeu os presentes ao insinuar que conheceu a cidade por meio de sites de conteúdo “não adequado”. “Já vim ao Brasil algumas vezes. Todas elas por sites não adequados. Mas posso afirmar que o Rio atendeu minhas expectativas. Ontem à noite eu me diverti muito”, declarou. Ao notar a reação da plateia, o ator concluiu: “Não deveria ter dito isso” e deu risada.
“Rio”, que estreia no Brasil no dia 8 de abril e dia 16 no resto do mundo, conta a história de uma arara que foi domesticada e acredita ser o único sobrevivente de sua espécie. Mas Blu (Eisenberg) descobre que Jade (Heathaway), a última fêmea de sua espécie, mora no Rio de Janeiro e resolve viajar até a “Cidade Maravilhosa” para conhecê-la. Anne revelou que se parece mais com Blu do que com sua personagem. “A Jade é muito solitária. Acho que tenho mais haver com Blu, que é mais espontâneo”, disse.
O projeto desenvolvido pelo criador do mega-secusso “A Era do Gelo” surgiu há uma década. Saldanha contou que seu maior medo era que o filme parecesse um registro de viagens. Seu objetivo era passar a vibração da cidade e não uma visão turística do local. “Muita gente já ouviu falar do Rio, mas poucas pessoas conhecem o Rio. O desafio foi mostrar às outras pessoas aspectos da cidade que pareciam tão naturais para mim, que sou daqui, mas que não eram conhecidos para pessoas de outros países", explicou. Com relação ao placar do jogo de futebol entre Brasil e Argentina em uma das tomadas, o carioca colocou panos quentes na polêmica. “Tinha que ser 0 a 0. Tenho muitos amigos na Argentina”, brincou.
“Rio” é um dos voos mais altos desse carioca que nasceu no subúrbio e conquistou um dos postos mais cobiçados de Hollywood. Saldanha é hoje um dos maiores nomes no quesito longa de animação. Considerado um mago do gênero, seu prestígio pode ser medido pelo time de estrelas reunidos na cidade nesta terça. Na noite de hoje, um super show com a presença de Will.I.Am, Bebel Gilberto, Sérgio Mendes, Carlinhos Brown e a bateria da Portela promete tirar do chão as celebridades que passarão pelo “blue carpet”. Se cuida, Los Angeles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário